Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogAlimentação

Como saber a que alimentos o meu cão é alérgico?

Entende-se por alergia alimentar todas as reações adversas após a ingestão de um alimento. Entre os alérgenos mais comuns estão o leite, carne de vaca e porco, trigo, ovos, frango e soja.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Como posso saber se o meu cão tem uma alergia alimentar?

Não é um processo simples! Pela história clínica e anamnese o seu médico veterinário pode suspeitar da existência de uma alergia alimentar. Muitas vezes é realizado o diagnóstico através de uma dieta de eliminação (uma dieta veterinária, hidrolisada), seguida de uma dieta de provocação.

Podemos ainda recorrer ao uso de teste intradérmicos e sorológicos para diagnóstico e identificação dos agentes alergénicos, contudo são testes mais falíveis comparativamente ao teste através da dieta de eliminação.

Se o seu patudo tiver alterado a dieta há pouco tempo e tiver manifestado nessa altura sinais de alergia, é muito provável que esteja a fazer alergia à nova ração. Pode acontecer, especialmente com rações de fraca qualidade, por isso é importante oferecer ao seu patudo sempre ração premium para cães de boa qualidade.

Como saber a que alimentos o meu cão é alérgico?

Através de teste sorológicos (teste de sangue) e intradérmicos (pele) podemos saber que alimentos provocam alergia.

  • Screening alimentar: Reportado como resultado positivo ou negativo, sem discriminação de alergénios (realizado através da dieta de eliminação);
  • Painel alimentar: permite saber se o animal tem alergia aos seguintes alimentos: vitela, soja, trigo, galinha, ovo, leite, batata, peixe arroz, cordeiro e milho (realizado através de testes sorológicos);
  • Teste intradérmico: procedimento realizado pelo médico veterinário. Em primeiro lugar é realizada uma tricotomia (rapar o pêlo) no flanco do cão, depois é introduzido na pele o alérgeno através de uma agulha e posteriormente avaliada a presença/ausência de reação alérgica assim com a sua intensidade.

Porque devo saber especificamente os alimentos aos quais o meu cão é alérgico?

É importante ter conhecimento dos alimentos que irão desencadear uma reação alérgica de forma a evitar a sua ingestão.

Tanto as rações como os biscoitos têm descrita a composição alimentar no seu rótulo, sendo fundamental no caso das alergias alimentares a consulta prévia.

O que fazer se o meu cão tiver alergias alimentares?

Depois de saber ao que o seu patudo é alérgico devem optar por alimentos que não contenham os alergénios. No entanto, para o fazer deve sempre ter a confirmação ao que faz alergia através dos testes de diagnóstico.

Alguns alimentos, como por exemplo, ração sem cereais para cães têm bons resultados com patudos alérgicos, mas só porque os cereais, como o trigo, por exemplo, costumam ser dos alergénios mais comuns.

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente