Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Porque é que os ácidos gordos devem estar incluídos na alimentação de cães com problemas de pele?

Os problemas de pele são cada vez mais frequentes na espécie canina e os ácidos gordos são componentes fundamentais na dieta destes animais. Quando nos referimos a ácidos gordos falamos dos ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, presentes, sobretudo, em óleos vegetais (ex: linhaça e girassol) e em produtos de origem animal (ex: salmão e atum).

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Qual o efeito dos ácidos gordos?

Os ácidos gordos, principalmente ómega-3, promovem uma ação anti-inflamatória natural, reduzindo os sinais de dermatite (inflamação cutânea), descamação, alopécia (falhas de pelo) e prurido (comichão), que são as alterações mais frequentes em cães com problemas de pele.

Além disso, permitem manter uma barreira cutânea saudável, protegendo a pele da agressão e mantendo-a hidratada.

Esses ácidos gordos estão na ração ou é necessário suplementar?

Rações de boa qualidade e desenhadas para problemas cutâneos são ricas nestes ácidos gordos, pelo que a sua suplementação não é necessária. Destaco em particular, as rações que têm salmão como fonte animal. Contudo, se a ração que o cão estiver a fazer não for a mais adequada ou quando o aporte nestes constituintes tem de ser reforçado existem no mercado produtos que fazem esta suplementação, seja na forma de xarope ou cápsulas.

O meu cão tem um problema de pele, devo dar-lhe uma dieta rica nestes ácidos gordos?

Sim, os ácidos gordos deverão fazer parte do tratamento de qualquer patologia de pele. Sabe-se atualmente que doses altas de EPA e de DHA (resultantes da metabolização do ómega-3) têm efeito comprovado no controlo da sintomatologia cutânea. Desta forma, é possível reduzir a necessidade de recorrer a fármacos como corticosteroides ou de, pelo menos, reduzir a sua dose e/ou frequência de utilização. Aconselhe-se com o seu Médico Veterinário sobre a melhor forma de incluir estes ácidos gordos no tratamento de pele do seu animal.

                                                                                               Tomás Magalhães

Médico Veterinário

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta