Qual é a definição de alimentação natural?

A FEDIAF (European Pet Food Industry Federation) define que a atribuição de “natural” deve ser entregue aos alimentos e não à ração como um todo. Alimentos naturais podem ser alimentos derivados de plantas, animais, microrganismos ou minerais aos quais nada foi adicionado e que tenham sido submetidos apenas a processos de tratamento físico (como congelação, extrusão, pasteurização, hidrólise, entre outros).

Em que consiste uma alimentação natural?

Uma alimentação à base de ração seca pode incluir alimentos naturais na sua composição. Alimentação caseira e alimentação BARF, por incluírem alimentos não processados e no seu estado natural, podem ser igualmente caracterizadas como “naturais”.

O que não pode incluir uma “alimentação natural”?

  • Produtos químicos;
  • OGM (organismos geneticamente modificados).

Como saber se uma alimentação é natural?

É importante a leitura dos rótulos e a menção do conceito “natural” atribuído aos alimentos que fazem parte da ração. A maioria das descrições atribuem o termo “natural” à ração, em vez de atribuírem a descrição de natural a cada um dos alimentos incorporados. Regra geral, a menção de “natural” é atribuída a uma ração sempre que esta só inclua alimentos de origem natural.

Devo dar uma ração natural ao meu cão?

A garantia que uma “alimentação natural” transmite prende-se com a origem dos nutrientes e não necessariamente com a qualidade nutricional e composição da dieta em questão. O ideal é encontrar a dieta que conjugue as duas premissas: inclua alimentos naturais, idealmente com alto valor biológico, e garanta uma composição equilibrada e nutricionalmente enriquecida.

Para chegar a esta conclusão, devem ser tomadas em atenção as percentagens de proteína, gordura e hidratos de carbono bem como as fontes dos mesmos (indicadas na composição).

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Published by Daniela Leal

# Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pelo ICBAS, U.Porto. Realizou estágios em Portugal, Espanha e no Reino Unido e conta com 3 anos de experiência em Clínica de Animais de Companhia. A Nutrição Clínica e a Oftalmologia são áreas clínicas de especial interesse. # A minha relação com os cães Nos últimos 8 anos vi cães diferentes todos os dias – fascina-me a forma como encaram a vida com felicidade, proporcionando sentimentos positivos a quem os rodeia. Lá em casa a Kia, com 5 anos, é atualmente o membro mais novo da família :) Adoramos ir juntas passear à praia!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *